PUB

Fact-Checks

Chá de eucalipto previne e trata a diabetes?

3 Jul 2023 - 08:30
falso

Chá de eucalipto previne e trata a diabetes?

Dados do Relatório Anual do Observatório da Diabetes indicam que, em 2021, cerca de 1,1 milhões de portugueses com idades entre os 20 e os 79 anos tinham diabetes. A doença pode aparecer devido a vários fatores e, em alguns casos, pode ser prevenida. Mas o tratamento e a prevenção passam pela toma de um simples chá de eucalipto, como se diz nas redes sociais?

O que é a diabetes?

Antes de responder à questão sobre o chá de eucalipto, é necessário explicar que a diabetes é uma doença crónica que ocorre quando o corpo “não é capaz de controlar os níveis de açúcar no sangue”. Quem o diz é Daniela Salazar, endocrinologista do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde, em declarações ao Viral.

São dois os tipos de diabetes mais comuns: diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2. Além disso, sublinha a endocrinologista, existem outros tipos de diabetes, como, por exemplo, a diabetes gestacional (que surge na gravidez) e a diabetes monogénica, que tem uma componente genética. 

A diabetes tipo 1, esclarece Daniela Salazar, tem uma origem autoimune, ou seja, ocorre quando o próprio sistema imunológico da pessoa “ataca o pâncreas e faz com que ele deixe de produzir insulina”. 

Apesar de a diabetes tipo 1 poder aparecer em qualquer idade, “manifesta-se maioritariamente nas crianças e nos adolescentes”. Daniela Salazar indica que a maior parte das pessoas é diagnosticada antes de completar 30 anos.

No caso da diabetes tipo 2, esta ocorre quando o organismo não responde de forma adequada à insulina produzida, ou seja, “a insulina não é capaz de desempenhar o seu papel de forma eficaz”. Daniela Salazar explica que a insulina é a hormona que vai levar o açúcar para dentro das células e se ela não estiver presente ou não atuar da melhor forma, “o açúcar não é transportado para dentro das células e fica no sangue”. E isto vai fazer com que os níveis de açúcar no sangue subam.

PUB

É verdade que o chá de eucalipto previne e trata a diabetes?

Nas redes sociais não faltam receitas caseiras para a cura de todos os males e doenças. Muitas vezes, os chás são associados à cura de determinadas patologias. No caso da diabetes, pode dizer-se que o chá de eucalipto ajuda a prevenir e a tratar a doença?

Daniela Salazar refere que, atualmente, não existe evidência científica que demonstre “de forma sólida” que o chá de eucalipto possa vir a prevenir “ou até tratar a diabetes”. 

“O que temos são alguns estudos isolados que demonstram algum efeito das folhas de eucalipto numa diminuição da glicose ou no aumento da secreção de insulina pelo pâncreas, mas são estudos preliminares e pouco conclusivos”, adianta.

Qual o tratamento adequado?

No que toca ao tratamento da patologia, este vai depender se estamos perante um caso de diabetes tipo 1 ou um caso de diabetes tipo 2. 

No que respeita à diabetes tipo 1, como há uma falha na produção da hormona insulina, é preciso fazer tratamento com injeções de insulina de forma subcutânea. 

Já nos casos de diabetes tipo 2, “tentamos começar sempre com medidas de estilo de vida”, isto é, incluir pilares de “prevenção”, uma vez que, dependendo do estado da doença, “algumas pessoas conseguem reverter a diabetes e voltar a ter valores de açúcar normais”, indica a endocrinologista. 

As mudanças no estilo de vida passam por praticar exercício físico, perder peso e ter uma alimentação saudável. “Esta é a base de tudo”, adianta.

Além disto, existe também o tratamento farmacológico, que pode passar por comprimidos e injeções.

“Vai depender muito da fase da doença e do tipo de pessoa que temos à frente”, afirma. 

A especialista sublinha ainda que, “normalmente, numa diabetes inicial, em que ainda não está muito descompensada, usamos fármacos antidiabéticos orais que podem ou não ser associados a medicações injetáveis, medicações que também ajudam à perda de peso e, portanto, controlam também por esse mecanismo a diabetes”. 

PUB

É possível prevenir a diabetes?

A endocrinologista explica ao Viral que não existe propriamente uma prevenção da diabetes tipo 1 porque o surgimento desta não depende “propriamente da pessoa”, uma vez que se trata de uma doença autoimune. 

No entanto, na diabetes tipo 2, tendo em conta que “um dos maiores fatores de risco é o estilo de vida”, é possível prevenir a doença com a prática de exercício físico, a manutenção de um peso adequado e a adoção de uma alimentação saudável.

O que a diabetes pode provocar a curto e a longo prazo

Uma das complicações mais imediatas são a fraqueza, a incapacidade de a pessoa conseguir ter um dia normal e o cansaço

A longo prazo e num estado mais avançado da doença, “pode surgir retinopatia diabética que, em última instância, pode culminar em cegueira”, afirma Daniela Salazar. 

A endocrinologista acrescenta também que podem surgir outras complicações, como doença renal crónica e problemas cardiovasculares, associadas à diabetes.

————————————————

PUB

Este artigo foi desenvolvido no âmbito do European Media and Information Fund, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian e do European University Institute.

The sole responsibility for any content supported by the European Media and Information Fund lies with the author(s) and it may not necessarily reflect the positions of the EMIF and the Fund Partners, the Calouste Gulbenkian Foundation and the European University Institute.

falso

Categorias:

Endocrinologia

3 Jul 2023 - 08:30

Partilhar:

PUB